Castro e Ponta Grossa/PR – 12 e 13/2/2012

Num trabalho espiritual que participei em Julho de 2011, depois dos transes muito loucos, eu comia uma banana sozinho num canto e do nada veio conversar comigo uma negra careca ossuda beiçuda, toda de branco e cheia de brinco e argola, ainda mais pra lá que pra cá. Perguntou meu nome, o que eu fazia, e afirmou que eu levava meus propósitos meio nas coxas. Eu disse que não, mas não insisti nisso que não sei o que dá discordar de oráculos. Ela me disse que Ele me amava e saiu por aí. Isso aconteceu umas duas semanas antes do Fatício me convidar pra fazer essa viagem.

Ontem comemoramos duas semanas levando a vida nas coxas! Mais magrelos que as magrelas, mas cada vez mais condicionados. Ao finito e além!

Chegar a uma cidade nova tem sido sempre um desafio para achar um restaurante bom e barato que sirva muita comida; assim como o desafio, maior, de achar um lugar para passarmos uma ou mais noites, com valor mínimo ou de graça (até hoje só pagamos uma noite num hotel, porque estive com febre) com alguma segurança pra nós e pras bicicletas e bagagens. Nosso repertório de estratégias inclui buscar a prefeitura (em particular as secretarias de esporte locais), igrejas, conventos, evangélicos, bombeiros, grupos de motoqueiros, Rotary club (nesse caso, seríamos filhos de sócios, mas esquecemos a carteirinha em casa). Se não conseguirmos nada disso, temos a barraca e podemos pensar em armá-la em casas vazias, cemitérios, estacionamentos, ou em terrenos nos limites da cidade. E, se não houver outra opção e montar a barraca nessas situações parecer nos oferecer algum risco, aí podemos pensar, talvez, quem sabe, com dor, pagar um hotel ou camping. Mesmo assim trazemos uma carteirinha de alberguista.

Mas se relembrarmos todas as pessoas ou lugares que até agora nos hospedaram, uma parte foram contatos (o que tende a diminuir muito quanto mais nos afastarmos de São Paulo e de nossos conhecidos), outra parte foram pessoas dos locais recém-chegados que se esforçaram pra nos abrigar de alguma forma, duas noites foram conseguidas em secretarias municipais de esporte e cultura (uma indiretamente, através do contato da Lurdes em Capão Bonito, outra diretamente com o secretário de Itapeva). Apenas ontem acessamos o couchsurfing.org , uma opção que consideramos muitíssimo, e que logo explicarei melhor.

Neste último sábado dormiríamos em Castro, cidade histórica de colonização holandesa. Logo ao chegar na cidade, buscando o centro pra achar algum movimento mas sem chances de encontrar prefeitura ou muito comércio aberto, um senhor veio nos perguntar de onde vínhamos. A conversa nem precisou durar tanto até que esse senhor, o Valdir, após uma ligação pro filho, já estivesse nos conduzindo para um estacionamento nos fundos de um boteco onde poderíamos montar a barraca e passar a noite.

S. Valdir, de Castro-PR

S. Valdir nos conduzindo até o estacionamento onde montaríamos a barraca pra passar a noite em Castro

No dia seguinte acordamos tarde, desmontamos a barraca, preparamos as bicicletas e partimos por volta das 13:00 em direção a Ponta Grossa (seriam só 40 km de estrada), a maior cidade por onde passamos desde a saída de São Paulo. Chegamos umas 16:00 do domingo com a perspectiva de que seria bastante difícil achar um lugar pra passar a noite.

Mas ontem a sorte definitivamente esteve do nosso lado. O fim de semana das cidades pequenas efetivamente é usado pra parar, é difícil achar comércio aberto, não há prefeituras funcionando, e menos pessoas nas ruas. Mesmo em Ponta Grossa, que é uma capital regional, um grande centro urbano paranaente, tivemos dificuldade pra achar um restaurante aberto na tarde de domingo.

Achamos um prato feito aberto e durante o almoço, ataquei o prato e o Fatício demorou uns 15 minutos pra começar a comer, ficava só fuçando a internet no celular dele. Como ele faz isso com bastante frequencia, pra acessar mapas, enviar mensagens, continuei comendo. No meio do almoço ele comentou que haviam 13 pessoas cadastradas no couchsurfing em Ponta Grossa, e que estava enviando solicitações de hospedagem. Ao fim do almoço, menos de meia hora após a solicitação, já tínhamos uma resposta positiva de alguém que morava a poucos quarteirões de onde almoçamos. Claro que comemoramos barcelonicamente, espartanamente.

O couchsurfing.org (couchsurfing, traduzido do inglês, significa literalmente “surf de sofá”) é um site que hospeda e agencia o perfil de pessoas cadastradas no site e interessadas em hospedar viajantes ou serem hospedadas gratuitamente por pessoas de outros lugares do mundo também cadastradas. Há formas de conferir credibilidade aos usuários, por meio de testemunhos de quem viajou ou recebeu viajantes sobre os usuários com quem se relacionaram. O Fatício já hospedou muita gente e já foi acolhido diversas vezes desde 2007, quando abriu seu cadastro no site. É quase um membro honorário. Eu não, nunca pude hospedar ninguém (apesar da vontade) e tive minha primeira acolhida (graças ao Fabrício) apenas ontem, pela Eva e o Cláudio, recém-cadastrados e cujos primeiros hospedados em sua casa fomos nós. E que maravilha tem sido! Estou escrevendo da casa deles agora mesmo, e combinamos desde o início que passaríamos duas noites e seguiríamos viagem.

Pitucho, o gato japonês, com sua refeição matinal: um pardal morto-matado. E laser nos olhos.

A Eva e o Cláudio se conheceram no Japão, onde moraram durante muitos anos, voltando para o Brasil no ano passado junto com o piá da Eva (seu filho Calil) e o gato Pitucho. Nenhum dos dois é natural de Ponta Grossa (ela é MT, ele é SP). Nos fizeram sentir extremamente à vontade na casa deles (que é também seu espaço de trabalho, com e-commerce), preparando refeições gostosíssimas (anoto aqui as anchovas pra lembrarmos no futuro), e conversando muito sobre Japão, economia, internet, tecnologia, gatos, um pouco de bicicleta, sempre com conhecimento e senso crítico. Sinto que preciso renovar a lingua portuguesa pra dar conta de agradecer algumas dessas pessoas que tem nos ajudado no caminho, os superlativos não bastam e são meio baba-ovo demais. Fora a identificação que temos tido com algumas dessas pessoas (tem sido o caso com o Cláudio e a Eva) que nos deixam saudosos antes mesmo de partirmos.

Fatício e Cláudio em Ponta Grossa-PR

Amanhã acordaremos as 5:50, tentaremos sair as 7:00 em direção a Prudentópolis, a quase 100 km de Ponta Grossa.

 

 

11 opiniões sobre “Castro e Ponta Grossa/PR – 12 e 13/2/2012

  1. Só agora fiquei sabendo hoje da viagem de vocês e sempre fico feliz em poder acompanhar alguém na estrada, o que eu puder fazer para ajudá-los, mesmo de longe, contem comigo e sempre que eu puder vou dar umas dicas a vocês.

    Pra começar é sobre arrumar um canto para dormir. Postos de gasolina afastados uns 10 kms da cidade são boas opções, caminhoneiros serão ótimos companheiros durante a viagem, perguntem para eles os melhores postos para dormir que estão no caminho de vocês. Não sei se vocês levaram umas redes, se levaram comecem a usar. A rede e um saco de dormir foram minhas companheiras nas viagens. Pra avaliarem se o posto é bom, basta ver a quantidade de caminhões nele.

    E se acabar água, parem nesses postos e vão direto para o local onde os caminhoneiros abastecem, quase sempre tem um filtro com água geladinha e tudo de graça.

    Outra dica é pedirem pouso em fazendas longe das cidades, mas a dica é sempre chegar de dia, com luz natural. Assim o dono da fazenda vai poder olhar nos seus olhos e sentir confiança. Nessas fazendinhas vocês sempre vão conseguir um canto confortável, seja para armar a rede ou barraca e quase sempre um bom pratão de comida.

    Descansem pessoal, nunca pedalem mais de 6 dias seguidos, depois de uns 3 meses programem uma pausa longa, de uma semana no mínimo, para o corpo se recuperar. Prestem também muita atenção no parceiro, sempre vai ter dias que um estará melhor que o outro e muito cuidado para um não forçar demais o outro e estragar a viagem dos dois.

    Uma boa dica da galera do Nova Origem é que se um decidir não pedalar todos respeitam, nem há discussão, essa regra pode ser boa para vocês.

    Por último, pedalem um dia por vez. Nada de ficar imaginando que vocês estarão em tal lugar daqui a “x” dias. A frustração por não atingir um objetivo pode fazer as pernas pesarem, vocês não estão aí para provar nada a ninguém e sim para curtir a viagem. Torço muito por vocês.

    Abraços e força na peruca.

    André Pasqualini

    • Affonso Prado disse:

      Ei Pasqualini, que legal que leu nosso blog! Voce tava no encontro de cicloturismo ano passado, certo? Lembro de voce. É isso, valeu pelas dicas, abraços

  2. Maria de Fátima do Prado Valladares disse:

    Fon e Fatício, ia falar com a minha médica pedindo sugestões de alimentos para o controle da saúde, e recebi esse e-mail hoje:

    UMA TABELA PARA TER À MÃO.
    Profª Lucieli Neves
    Maçã
    Protege o seu coração
    Evita constipação
    Bloqueia a diarreia
    Melhora capacidade dos pulmões
    Amortece as articulações
    Damasco
    Previne o câncer
    Controla a pressão arterial
    Protege a sua visão
    Protege contra a doença de Alzheimer
    Retarda o envelhecimento
    Alcachofra
    Ajuda na digestão
    Baixa o colesterol
    Protege o seu coração
    Estabiliza o açúcar no sangue
    Protege contra doenças do fígado
    Abacate
    Combate as diabetes
    Baixa o colesterol
    Previne as tromboses AVC
    Controla pressão arterial
    Suaviza a pele
    Banana
    Protege o seu coração
    Atenua a tosse
    Fortalece os ossos
    Controla a pressão arterial
    Bloqueia a diarreia
    Feijão
    Evita constipações
    Atenua a hemorróida
    Baixa o colesterol
    Previne o câncer
    Estabiliza o açúcar no sangue
    Beterraba
    Controla a pressão arterial
    Previne o câncer
    Fortalece os ossos
    Protege o seu coração
    Ajuda a perder peso
    Baga de Mirtilho
    Previne o câncer
    Protege o seu coração
    Estabiliza o açúcar no sangue
    Estimula a memória
    Evita a constipação
    Brócolos
    Fortalece os ossos
    Protege a visão
    Previne o câncer
    Protege o seu coração
    Controla a pressão arterial
    Couve
    Previne o câncer
    Evita a prisão ventre
    Ajuda a perder peso
    Protege o seu coração
    Atenua a hemorróida
    Melão
    Protege a visão
    Controla a pressão arterial
    Baixa o colesterol
    Previne o câncer
    Fortalece o sistema imunológico
    Cenoura
    Protege a Visão
    Protege o seu coração
    Evita a prisão de ventre
    Previne o câncer
    Ajuda a perder peso
    Couve-Flor
    Previne o câncer da próstata
    Previne o câncer da Mama
    Fortalece os ossos
    Elimina escoriações
    Previne a doença do coração
    Cereja
    Protege o seu coração
    Previne o câncer
    Acaba com as insônias
    Tarda o envelhecimento
    Protege contra a doença de Alzheimer
    Castanha
    Ajuda a perder peso
    Protege o seu coração
    Baixa o colesterol
    Previne o câncer
    Controla a pressão arterial
    Pimentão picante
    Ajuda na digestão
    Suaviza as dores da garganta
    Remove abscessos
    Previne o câncer
    Fortalece o sistema imunológico
    Figo
    Ajuda a perder peso
    Previne as tromboses AVC
    Baixa o colesterol
    Previne o câncer
    Controla a pressão arterial
    Peixe
    Protege o seu coração
    Estimula a memória
    Protege o seu coração
    Previne o câncer
    Fortalece o sistema imunológico
    Linho
    Ajuda a digestão
    Combate as diabetes
    Protege o seu coração
    Fortalece o cérebro
    Fortalece o sistema imunológico
    Alho
    Baixa o colesterol
    Controla a pressão arterial
    Previne o câncer
    Mata bactérias
    Combate fungos
    Toranja
    Protege contra ataques cardíacos
    Promove a perda de peso
    Previne as tromboses AVC
    Previne o câncer da Próstata
    Baixa o colesterol
    Uva
    Protege a visão
    Previne pedra nos rins
    Previne o câncer
    Aumenta o fluxo de sangue
    Protege o seu coração
    Chá verde
    Previne o câncer
    Protege o seu coração
    Previne as tromboses AVC
    Ajuda a perder peso
    Mata bactérias
    Mel
    Cura feridas
    Ajuda a digestão
    Previne contra úlceras
    Aumenta a energia
    Combate alergias
    Limão
    Previne o câncer
    Protege o seu coração
    Controla a pressão arterial
    Suaviza a pele
    Elimina o escorbuto
    Lima
    Previne o câncer
    Protege o seu coração
    Controla a pressão arterial
    Suaviza a pele
    Elimina o escorbuto
    Manga
    Previne o câncer
    Estimula a memória
    Regula a tiróide
    Ajuda na digestão
    Protege contra a doença de Alzheimer
    Cogumelo
    Controla a pressão arterial
    Baixa o colesterol
    Mata bactérias
    Previne o câncer
    Fortalece os ossos
    Aveia
    Baixa o colesterol
    Previne o câncer
    Combate a diabetes
    Evita constipação
    Suaviza a pele
    Azeite doce
    Protege o seu coração
    Ajuda a perder peso
    Previne o câncer
    Combate a diabetes
    Suaviza a pele
    Cebola
    Reduz risco de ataque cardíaco
    Previne o câncer
    Mata bactérias
    Baixa o colesterol
    Combate fungos
    Laranjas
    Fortalece o sistema imunológico
    Previne o câncer
    Protege o seu coração
    Favorece a respiração
    Elimina o escorbuto
    Peras
    Evita a constipação
    Previne o câncer
    Previne as tromboses AVC
    Ajuda a digestão

    Ananás
    Fortalece os ossos
    Alivia a febre
    Ajuda a digestão
    Bloqueia a diarreia

    Ameixas
    Tarda o envelhecimento
    Evita Constipação
    Estimula a memória
    Baixa o colesterol
    Protege contra doença do coração
    Arroz
    Protege o seu coração
    Combate a diabetes
    Previne pedra nos rins
    Previne o câncer
    Previne as tromboses AVC
    Morango
    Previne o câncer
    Protege o seu coração
    Estimula a memória
    Acalma o stress

    Batata doce
    Protege a sua visão
    Levanta a disposição
    Combate o câncer
    Fortalece os ossos

    Tomate
    Previne o câncer na próstata
    Previne o câncer
    Baixa o colesterol
    Protege o seu coração

    Nozes
    Baixa o colesterol
    Previne o câncer
    Estimula a memória
    Melhora a disposição
    Protege contra doenças do coração
    Água
    Ajuda a perder peso
    Previne o câncer
    Previne pedra nos rins
    Suaviza a pele

    Melancia
    Previne o câncer na próstata
    Promove a perda de peso
    Baixa o colesterol

    COMPARTILHE ESTA INFORMAÇÃO !

  3. Rosalva Rocha disse:

    Não se se lembras de mim. Trabalhei com a Malú (Cintia) há cerca de 10 anos da NET e mtas vezes estive na tua residência. Hj tomei conhecimento da aventura e aventurei-me passar por aquí para acompanhá-lo. Gostei tanto q resolví passar o endereço para um amigo que ama bicicleta e certamente gostará muito tb. Uma boa viagem, te cuida, cuida do companheiro e da natureza. Estarei aquí do Rio Grande do Sul torcendo mto por vcs. Bjs,

  4. Tarsila de Conti disse:

    Ler os posts desse blog me fez esquecer o espaço virtual que eu vinha ocupando ininterruptamente há mais ou menos 4 horas. É legal! Parece que estou ao ar livre. Na verdade, parece que eu estou seguindo vocês! To me sentindo estranhamente bem. Vou dar um rolê… Fui!

  5. Mônica disse:

    Ei meninos! Eu já imaginei vários e-mails-presente pra vcs pra tentar retornar a sensação que vcs passam… Quando não tem post mesmo na correria dou uma relida nas histórias. Elas tem gosto de carta sabe? Daquelas que chegavam na caixa postal. Força aí e energia pra vcs! bjos!!!

  6. Bia disse:

    Abri o blog pela primeira vez hoje e devorei do ultimo ao primeiro post..ta delicia! =)

  7. Adriana disse:

    Gostei muito desse site!

  8. sem calcinha disse:

    Adoro me mostrar peladinha na web cam

  9. Jean disse:

    Olá, fantástica sua aventura parabéns!
    Pena que na passagem por Ponta Grossa vocês não visitaram as belezas naturais existentes, e que são muitas, Ponta Grossa faz parte da mesma formação geológica (aliás chamada formação Ponta Grossa) que vocês visitaram em Sengés. Bom, possuem muitas cachoeiras, cavernas, grutas, sítios arqueológicos, formações rochosas como a Vila Velha, furnas, dolinas, rios exuberantes, campos maravilhosos, etc… Mas… numa outra oportunidade, tá ai a dica.
    Muita sorte a vocês.
    Força é muito mais do que o produto da massa pela aceleração; é o que te faz seguir em frente quando tudo parece contrário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *