Num trabalho espiritual que participei em Julho de 2011, depois dos transes muito loucos, eu comia uma banana sozinho num canto e do nada veio conversar comigo uma negra careca ossuda beiçuda, toda de branco e cheia de brinco e argola, ainda mais pra lá que pra cá. Perguntou meu nome, o que eu fazia, e afirmou que eu levava meus propósitos meio nas coxas. Eu disse que não, mas não insisti nisso que não sei o que dá discordar de oráculos. Ela me disse que Ele me amava e saiu por aí. Isso aconteceu umas duas semanas antes do Fatício me convidar pra fazer essa viagem.
Ontem comemoramos duas semanas levando a vida nas coxas! Mais magrelos que as magrelas, mas cada vez mais condicionados. Ao finito e além!
Chegar a uma cidade nova tem sido sempre um desafio para achar um restaurante bom e barato que sirva muita comida; assim como o desafio, maior, de achar um lugar para passarmos uma ou mais noites, com valor mínimo ou de graça (até hoje só pagamos uma noite num hotel, porque estive com febre) com alguma segurança pra nós e pras bicicletas e bagagens. Nosso repertório de estratégias inclui buscar a prefeitura (em particular as secretarias de esporte locais), igrejas, conventos, evangélicos, bombeiros, grupos de motoqueiros, Rotary club (nesse caso, seríamos filhos de sócios, mas esquecemos a carteirinha em casa). Se não conseguirmos nada disso, temos a barraca e podemos pensar em armá-la em casas vazias, cemitérios, estacionamentos, ou em terrenos nos limites da cidade. E, se não houver outra opção e montar a barraca nessas situações parecer nos oferecer algum risco, aí podemos pensar, talvez, quem sabe, com dor, pagar um hotel ou camping. Mesmo assim trazemos uma carteirinha de alberguista.
Mas se relembrarmos todas as pessoas ou lugares que até agora nos hospedaram, uma parte foram contatos (o que tende a diminuir muito quanto mais nos afastarmos de São Paulo e de nossos conhecidos), outra parte foram pessoas dos locais recém-chegados que se esforçaram pra nos abrigar de alguma forma, duas noites foram conseguidas em secretarias municipais de esporte e cultura (uma indiretamente, através do contato da Lurdes em Capão Bonito, outra diretamente com o secretário de Itapeva). Apenas ontem acessamos o couchsurfing.org , uma opção que consideramos muitíssimo, e que logo explicarei melhor.
Neste último sábado dormiríamos em Castro, cidade histórica de colonização holandesa. Logo ao chegar na cidade, buscando o centro pra achar algum movimento mas sem chances de encontrar prefeitura ou muito comércio aberto, um senhor veio nos perguntar de onde vínhamos. A conversa nem precisou durar tanto até que esse senhor, o Valdir, após uma ligação pro filho, já estivesse nos conduzindo para um estacionamento nos fundos de um boteco onde poderíamos montar a barraca e passar a noite.
No dia seguinte acordamos tarde, desmontamos a barraca, preparamos as bicicletas e partimos por volta das 13:00 em direção a Ponta Grossa (seriam só 40 km de estrada), a maior cidade por onde passamos desde a saída de São Paulo. Chegamos umas 16:00 do domingo com a perspectiva de que seria bastante difícil achar um lugar pra passar a noite.
Mas ontem a sorte definitivamente esteve do nosso lado. O fim de semana das cidades pequenas efetivamente é usado pra parar, é difícil achar comércio aberto, não há prefeituras funcionando, e menos pessoas nas ruas. Mesmo em Ponta Grossa, que é uma capital regional, um grande centro urbano paranaente, tivemos dificuldade pra achar um restaurante aberto na tarde de domingo.
Achamos um prato feito aberto e durante o almoço, ataquei o prato e o Fatício demorou uns 15 minutos pra começar a comer, ficava só fuçando a internet no celular dele. Como ele faz isso com bastante frequencia, pra acessar mapas, enviar mensagens, continuei comendo. No meio do almoço ele comentou que haviam 13 pessoas cadastradas no couchsurfing em Ponta Grossa, e que estava enviando solicitações de hospedagem. Ao fim do almoço, menos de meia hora após a solicitação, já tínhamos uma resposta positiva de alguém que morava a poucos quarteirões de onde almoçamos. Claro que comemoramos barcelonicamente, espartanamente.
O couchsurfing.org (couchsurfing, traduzido do inglês, significa literalmente “surf de sofá”) é um site que hospeda e agencia o perfil de pessoas cadastradas no site e interessadas em hospedar viajantes ou serem hospedadas gratuitamente por pessoas de outros lugares do mundo também cadastradas. Há formas de conferir credibilidade aos usuários, por meio de testemunhos de quem viajou ou recebeu viajantes sobre os usuários com quem se relacionaram. O Fatício já hospedou muita gente e já foi acolhido diversas vezes desde 2007, quando abriu seu cadastro no site. É quase um membro honorário. Eu não, nunca pude hospedar ninguém (apesar da vontade) e tive minha primeira acolhida (graças ao Fabrício) apenas ontem, pela Eva e o Cláudio, recém-cadastrados e cujos primeiros hospedados em sua casa fomos nós. E que maravilha tem sido! Estou escrevendo da casa deles agora mesmo, e combinamos desde o início que passaríamos duas noites e seguiríamos viagem.
A Eva e o Cláudio se conheceram no Japão, onde moraram durante muitos anos, voltando para o Brasil no ano passado junto com o piá da Eva (seu filho Calil) e o gato Pitucho. Nenhum dos dois é natural de Ponta Grossa (ela é MT, ele é SP). Nos fizeram sentir extremamente à vontade na casa deles (que é também seu espaço de trabalho, com e-commerce), preparando refeições gostosíssimas (anoto aqui as anchovas pra lembrarmos no futuro), e conversando muito sobre Japão, economia, internet, tecnologia, gatos, um pouco de bicicleta, sempre com conhecimento e senso crítico. Sinto que preciso renovar a lingua portuguesa pra dar conta de agradecer algumas dessas pessoas que tem nos ajudado no caminho, os superlativos não bastam e são meio baba-ovo demais. Fora a identificação que temos tido com algumas dessas pessoas (tem sido o caso com o Cláudio e a Eva) que nos deixam saudosos antes mesmo de partirmos.
Amanhã acordaremos as 5:50, tentaremos sair as 7:00 em direção a Prudentópolis, a quase 100 km de Ponta Grossa.
Só agora fiquei sabendo hoje da viagem de vocês e sempre fico feliz em poder acompanhar alguém na estrada, o que eu puder fazer para ajudá-los, mesmo de longe, contem comigo e sempre que eu puder vou dar umas dicas a vocês.
Pra começar é sobre arrumar um canto para dormir. Postos de gasolina afastados uns 10 kms da cidade são boas opções, caminhoneiros serão ótimos companheiros durante a viagem, perguntem para eles os melhores postos para dormir que estão no caminho de vocês. Não sei se vocês levaram umas redes, se levaram comecem a usar. A rede e um saco de dormir foram minhas companheiras nas viagens. Pra avaliarem se o posto é bom, basta ver a quantidade de caminhões nele.
E se acabar água, parem nesses postos e vão direto para o local onde os caminhoneiros abastecem, quase sempre tem um filtro com água geladinha e tudo de graça.
Outra dica é pedirem pouso em fazendas longe das cidades, mas a dica é sempre chegar de dia, com luz natural. Assim o dono da fazenda vai poder olhar nos seus olhos e sentir confiança. Nessas fazendinhas vocês sempre vão conseguir um canto confortável, seja para armar a rede ou barraca e quase sempre um bom pratão de comida.
Descansem pessoal, nunca pedalem mais de 6 dias seguidos, depois de uns 3 meses programem uma pausa longa, de uma semana no mínimo, para o corpo se recuperar. Prestem também muita atenção no parceiro, sempre vai ter dias que um estará melhor que o outro e muito cuidado para um não forçar demais o outro e estragar a viagem dos dois.
Uma boa dica da galera do Nova Origem é que se um decidir não pedalar todos respeitam, nem há discussão, essa regra pode ser boa para vocês.
Por último, pedalem um dia por vez. Nada de ficar imaginando que vocês estarão em tal lugar daqui a “x” dias. A frustração por não atingir um objetivo pode fazer as pernas pesarem, vocês não estão aí para provar nada a ninguém e sim para curtir a viagem. Torço muito por vocês.
Abraços e força na peruca.
André Pasqualini
Ei Pasqualini, que legal que leu nosso blog! Voce tava no encontro de cicloturismo ano passado, certo? Lembro de voce. É isso, valeu pelas dicas, abraços
Fon e Fatício, ia falar com a minha médica pedindo sugestões de alimentos para o controle da saúde, e recebi esse e-mail hoje:
UMA TABELA PARA TER À MÃO.
Profª Lucieli Neves
Maçã
Protege o seu coração
Evita constipação
Bloqueia a diarreia
Melhora capacidade dos pulmões
Amortece as articulações
Damasco
Previne o câncer
Controla a pressão arterial
Protege a sua visão
Protege contra a doença de Alzheimer
Retarda o envelhecimento
Alcachofra
Ajuda na digestão
Baixa o colesterol
Protege o seu coração
Estabiliza o açúcar no sangue
Protege contra doenças do fígado
Abacate
Combate as diabetes
Baixa o colesterol
Previne as tromboses AVC
Controla pressão arterial
Suaviza a pele
Banana
Protege o seu coração
Atenua a tosse
Fortalece os ossos
Controla a pressão arterial
Bloqueia a diarreia
Feijão
Evita constipações
Atenua a hemorróida
Baixa o colesterol
Previne o câncer
Estabiliza o açúcar no sangue
Beterraba
Controla a pressão arterial
Previne o câncer
Fortalece os ossos
Protege o seu coração
Ajuda a perder peso
Baga de Mirtilho
Previne o câncer
Protege o seu coração
Estabiliza o açúcar no sangue
Estimula a memória
Evita a constipação
Brócolos
Fortalece os ossos
Protege a visão
Previne o câncer
Protege o seu coração
Controla a pressão arterial
Couve
Previne o câncer
Evita a prisão ventre
Ajuda a perder peso
Protege o seu coração
Atenua a hemorróida
Melão
Protege a visão
Controla a pressão arterial
Baixa o colesterol
Previne o câncer
Fortalece o sistema imunológico
Cenoura
Protege a Visão
Protege o seu coração
Evita a prisão de ventre
Previne o câncer
Ajuda a perder peso
Couve-Flor
Previne o câncer da próstata
Previne o câncer da Mama
Fortalece os ossos
Elimina escoriações
Previne a doença do coração
Cereja
Protege o seu coração
Previne o câncer
Acaba com as insônias
Tarda o envelhecimento
Protege contra a doença de Alzheimer
Castanha
Ajuda a perder peso
Protege o seu coração
Baixa o colesterol
Previne o câncer
Controla a pressão arterial
Pimentão picante
Ajuda na digestão
Suaviza as dores da garganta
Remove abscessos
Previne o câncer
Fortalece o sistema imunológico
Figo
Ajuda a perder peso
Previne as tromboses AVC
Baixa o colesterol
Previne o câncer
Controla a pressão arterial
Peixe
Protege o seu coração
Estimula a memória
Protege o seu coração
Previne o câncer
Fortalece o sistema imunológico
Linho
Ajuda a digestão
Combate as diabetes
Protege o seu coração
Fortalece o cérebro
Fortalece o sistema imunológico
Alho
Baixa o colesterol
Controla a pressão arterial
Previne o câncer
Mata bactérias
Combate fungos
Toranja
Protege contra ataques cardíacos
Promove a perda de peso
Previne as tromboses AVC
Previne o câncer da Próstata
Baixa o colesterol
Uva
Protege a visão
Previne pedra nos rins
Previne o câncer
Aumenta o fluxo de sangue
Protege o seu coração
Chá verde
Previne o câncer
Protege o seu coração
Previne as tromboses AVC
Ajuda a perder peso
Mata bactérias
Mel
Cura feridas
Ajuda a digestão
Previne contra úlceras
Aumenta a energia
Combate alergias
Limão
Previne o câncer
Protege o seu coração
Controla a pressão arterial
Suaviza a pele
Elimina o escorbuto
Lima
Previne o câncer
Protege o seu coração
Controla a pressão arterial
Suaviza a pele
Elimina o escorbuto
Manga
Previne o câncer
Estimula a memória
Regula a tiróide
Ajuda na digestão
Protege contra a doença de Alzheimer
Cogumelo
Controla a pressão arterial
Baixa o colesterol
Mata bactérias
Previne o câncer
Fortalece os ossos
Aveia
Baixa o colesterol
Previne o câncer
Combate a diabetes
Evita constipação
Suaviza a pele
Azeite doce
Protege o seu coração
Ajuda a perder peso
Previne o câncer
Combate a diabetes
Suaviza a pele
Cebola
Reduz risco de ataque cardíaco
Previne o câncer
Mata bactérias
Baixa o colesterol
Combate fungos
Laranjas
Fortalece o sistema imunológico
Previne o câncer
Protege o seu coração
Favorece a respiração
Elimina o escorbuto
Peras
Evita a constipação
Previne o câncer
Previne as tromboses AVC
Ajuda a digestão
Ananás
Fortalece os ossos
Alivia a febre
Ajuda a digestão
Bloqueia a diarreia
Ameixas
Tarda o envelhecimento
Evita Constipação
Estimula a memória
Baixa o colesterol
Protege contra doença do coração
Arroz
Protege o seu coração
Combate a diabetes
Previne pedra nos rins
Previne o câncer
Previne as tromboses AVC
Morango
Previne o câncer
Protege o seu coração
Estimula a memória
Acalma o stress
Batata doce
Protege a sua visão
Levanta a disposição
Combate o câncer
Fortalece os ossos
Tomate
Previne o câncer na próstata
Previne o câncer
Baixa o colesterol
Protege o seu coração
Nozes
Baixa o colesterol
Previne o câncer
Estimula a memória
Melhora a disposição
Protege contra doenças do coração
Água
Ajuda a perder peso
Previne o câncer
Previne pedra nos rins
Suaviza a pele
Melancia
Previne o câncer na próstata
Promove a perda de peso
Baixa o colesterol
COMPARTILHE ESTA INFORMAÇÃO !
Não se se lembras de mim. Trabalhei com a Malú (Cintia) há cerca de 10 anos da NET e mtas vezes estive na tua residência. Hj tomei conhecimento da aventura e aventurei-me passar por aquí para acompanhá-lo. Gostei tanto q resolví passar o endereço para um amigo que ama bicicleta e certamente gostará muito tb. Uma boa viagem, te cuida, cuida do companheiro e da natureza. Estarei aquí do Rio Grande do Sul torcendo mto por vcs. Bjs,
Ler os posts desse blog me fez esquecer o espaço virtual que eu vinha ocupando ininterruptamente há mais ou menos 4 horas. É legal! Parece que estou ao ar livre. Na verdade, parece que eu estou seguindo vocês! To me sentindo estranhamente bem. Vou dar um rolê… Fui!
Ei meninos! Eu já imaginei vários e-mails-presente pra vcs pra tentar retornar a sensação que vcs passam… Quando não tem post mesmo na correria dou uma relida nas histórias. Elas tem gosto de carta sabe? Daquelas que chegavam na caixa postal. Força aí e energia pra vcs! bjos!!!
Abri o blog pela primeira vez hoje e devorei do ultimo ao primeiro post..ta delicia! =)
Gostei muito desse site!
thanks for share!
Adoro me mostrar peladinha na web cam
Olá, fantástica sua aventura parabéns!
Pena que na passagem por Ponta Grossa vocês não visitaram as belezas naturais existentes, e que são muitas, Ponta Grossa faz parte da mesma formação geológica (aliás chamada formação Ponta Grossa) que vocês visitaram em Sengés. Bom, possuem muitas cachoeiras, cavernas, grutas, sítios arqueológicos, formações rochosas como a Vila Velha, furnas, dolinas, rios exuberantes, campos maravilhosos, etc… Mas… numa outra oportunidade, tá ai a dica.
Muita sorte a vocês.
Força é muito mais do que o produto da massa pela aceleração; é o que te faz seguir em frente quando tudo parece contrário!